CERTIFICADO

CLIQUE PARA VISUALIZAR

LAUDO

NORMAS NR 11 E NR 15

MEDIÇÕES DE GASES

EFICIÊNCIA

Até 95% - CO (Monóxido de carbono)

Até 90% - HC (Hidrocarbonetos)

Até 90% - RCHO (Aldeídos Tóxicos)

Até 50% - MP (Material Particulado)

Até 50% - SOx (Oxidos sulfurosos)

Até 35% - NOx (Òxidos nitrosos)

EMPILHADEIRAS GLP/GNV - CERTIFICADOS, LAUDOS E NORMAS

Para sua máquina GLP/GNV se enquadrar na NR11, o motor da máquina/empilhadeira deverá estar em perfeitas condições de funcionamento, com uma manutenção preventiva e corretiva impecável. 

Oxicatalisador-Platina/Paládio marca DALGAS "melhor tecnologia prática disponível no mercado para controle de poluição”, pode ser  instalado na sua máquina movida a GLP/GNV e eliminar a massa remanescente dos gases tóxicos não queimados na combustão interna do motor em até:

Dessa maneira é possível fazer o controle da emissão oriunda de empilhadeira a combustão.

Em resumo: 

1. Se a sua empilhadeira movida a GLP/GNV possui um acessório/filtro que reduz a poluição e atende aos padrões de emissão estabelecidos pela NR.15 e NR.11 (Norma Regulamentadora 11, da Portaria 3.214 de 08 de Junho de 78, NR 11.1.9), ela atenderá a Norma estabelecida pelo órgão ambiental estadual competente.

NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (111.000-4) 

 

11.1.9. Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis. (111.013-6 / I2) 

11.1.10. Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados. (111.014-4 / I3) 

NORMA-15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES (115.000-6)

 

15.1.5 Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

 

CONTAMINANTE - Monóxido de carbono

 

LIMITE DE TOLERÂNCIA - 39 ppm 

 

 

 

 

 
 
 
 
 

© 2016 Por Cristiano Santos. Orgulhosamente criado na agência Cripcom